sexta-feira, 20 de março de 2009

Paralelo - Tecnologia e Meio Ambiente no MIS - SP


Paralelo - Tecnologia e Meio Ambiente


simpósio
dom, 29 mar 2009
dom, 01 abr 2009
horários: ver nos detalhes de 29 a 31 de março

auditório MIS

ingresso: gratuito
Março, 2009


O MIS realiza o Encontro Internacional de Artistas, Designers e Pesquisadores ao lado do British Council, da Mondriaan Foundation e do Arts and Humanities Research Council. Paralelo - Tecnologia e Meio Ambiente reúne em oficinas, simpósios e eventos profissionais que trabalham com mídias de três países diferentes: Brasil, Países Baixos e Reino Unido.

Como enfoque principal das discussões, está a investigação das diferentes maneiras com que colaborações que transcendem fronteiras culturais e disciplinares resultam em pesquisas e novas percepções de problemas ecológicos locais e globais.

O traballho em equipe que transcende as fronteiras da arte, do design, da ciência e da tecnologia se torna, cada vez mais, parte vital do painel cultural do século 21 e pode trazer à tona novas percepções e gerar novos conhecimentos. Mas como tais informações são apoiadas em diferentes países? O que poderemos aprender da consideração de modelos de intercâmbio e de diálogo intercultural?

Inscrições pelo e-mail labmis@mis-sp.org.br
http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=242

terça-feira, 17 de março de 2009

FILE

FILE - Festival Internacional de Linguagem Eetrônica


http://www.filefestival.org/site_2007/pagina_conteudo_livre.asp?a1=308&a2=308&id=1

O FILE RIO 2009 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - acontece no Centro Cultural Oi Futuro, na rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, de 10 de março a 19 de abril, de terça a domingo, das 11h às 20h. A programação ocupa todo centro cultural, inclusive a Sala Multiuso, que abrigará o FILE Symposium nos dias 10 e 11 de março, a partir das 18h.

Em sua 4a edição, o FILE RIO mostra trabalhos nas áreas de web arte, inteligência artificial, móbile arte, animação computadorizada, software arte, instalações interativas e documentários digitais sobre temas que se relacionam direta e indiretamente com a cultura eletrônica.

O FILE Instalação mostra ambientes interativos que reagem às diversas ações dos indivíduos. Os trabalhos que farão parte do FILE RIO 2009 apresentam naturezas próprias e originais que reconfiguram nossos hábitos de movimentação no espaço, de ouvir o mundo, de presenciar a arquitetura e de nos relacionarmos com outros indivíduos.

O FILE Symposium, um espaço para o debate sobre as novas mídias, terá mesas das quais participarão artistas, teóricos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de arte-tecnologia. Clique aqui para ver a programação do FILE SYMPOSIUM RIO 2009 e fazer a sua inscrição para as palestras.

Visionários

http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2827

A mostra Visionários - Audiovisual na América Latina apresenta a produção de cinema e vídeo experimentais dos países da América Central, do México, do Caribe e da América do Sul. Questões sociopolíticas próprias aos países latino-americanos e a experiência com imagem digital são alguns dos pontos presentes nos trabalhos, muitos deles inéditos ao público brasileiro.

As 73 obras da mostra foram selecionadas por Arlindo Machado, que pesquisou trabalhos de realizadores pioneiros, Elias Levin Rojo, Jorge La Ferla, Marta Lucía Vélez e Roberto Moreira S. Cruz - estes últimos responsáveis por mapear filmes e vídeos contemporâneos de determinados países. Segundo Arlindo Machado, Visionários é "uma das poucas tentativas de buscar, mapear e sistematizar informações sobre essa produção invisível, mas vigorosa".

O projeto contou com a colaboração de Adriana Barrios, Gloria Martia Arteaga, Luisa María Marisy Martínez, Maria Belen Moncayo e Mariela Cantú.

Texto de Arlindo Machado
http://www.itaucultural.org.br/visionarios/textos/por/texto_arlindo_por.pdf

Paradigmas do Experimental


Filmes e vídeos com novas propostas temáticas e de estilo que são, em geral, realizados em bitolas e formatos incomuns. Dessa forma, escapam aos estereótipos e regras do mercado internacional de audiovisual.

Paradigmas da latinidade

Obras que repensam, fora do ângulo colonialista do "exotismo", o enigma da América Latina: sua história manchada de barbarismos, sua identidade mestiça, o hibridismo de sua cultura, seus projetos de futuro.